O Centro Espírita Semente Cristã, fundado em 22 de junho de 2002.
 
 Como nasceu o Centro Espírita Semente Cristã
 
Fui trabalhadora do Centro Espírita Chico Xavier, durante quinze anos, realizando atividades de palestra, estudo mediúnico, estudo sistematizado, desobsessão, assistência espiritual, entre outras tarefas, e no Movimento Espírita de Parnaiba, como coordenadora de estudo do Esde no Centro Espírita Humberto de Campos por quase dois anos.
 
Uma noite em que me encontrava em uma das salas de aula do Centro Espírita Humberto de Campos, aguardando o grupo de Esde para o estudo da noite, recebi a visita de Seu Ageu e num diálogo muito interessante, sementes foram lançadas.
 
Vou tentar reproduzir nosso diálogo:
 
– Dora, você nunca pensou em fundar um Centro Espírita em Parnaiba? Não acha que já é hora de fundar um outro Centro?
 
– E se eu lhe disser, seu Ageu, que estou pensando em fundar um Centro Espírita!
 
– Então, eu não estou ficando maluco! Estava vindo sempre à minha mente: a Dora fundar um Centro.
 
– Pois é, seu Ageu, estou pensando fortemente nisso.
 
– Você sabia Dora, que o meu pai fundou um dos primeiros Centros Espíritas aqui em Parnaiba? Eu tinha de oito prá nove anos. O Centro era na Rua Prudente de Morais, mas infelizmente, não deu certo. Meu pai foi transferido para Manaus e as pessoas que ficaram não conseguiram levar adiante o trabalho e o Centro encerrou as atividades. Ainda hoje tenho saudades e sinto muito por não ter dado certo.
 
– Como se chamava esse Centro seu Ageu?
 
– Centro Espírita Semente Cristã.
 
Aquele nome foi acolhido carinhosamente por mim naquele momento, e quando em reunião com o grupo que se preparava para a fundação de mais uma instituição em Parnaiba, dei a minha sugestão de nome: Semente Cristã. Dentre os nomes apresentados para votação, o nome Semente Cristã foi o escolhido.
 
O senhor Raimundo Nonato de Melo, pai de seu Ageu, fundou o Centro Espírita Semente Cristã no ano de 1940. Já àquela época, o senhor Raimundo Nonato trabalhando no campo da mediunidade de cura, atendia aos necessitados fazendo consultas e também na divulgação da Doutrina, pois foi o primeiro a vender revistas e livros espíritas em Parnaiba. Era também médium vidente, intuitivo e de desdobramento.
 
Narramos esses fatos por considerar a origem do Semente Cristã naquele momento e porque sabemos que a semente após lançada sobre a terra, terá o seu tempo próprio para germinar. E que não importa quanto tempo seja necessário, o fato é que, um dia germinará.
 
Dora Rodrigues
 
 
SEDE PRÓPRIA CENTRO ESPÍRITA SEMENTE CRISTÃ
MUDANÇA PARA NOVA SEDE 5 DE MAIO DE 2005
 
Esta Casa é um presente do mundo espiritual. Tudo nela foi doação: terreno, planta, mão-de-obra, material de construção. Tudo isso após 2 anos de fundação.
Temos consciência da importância dessa obra, que deve se constituir em permanente fonte de doação. É o “dai de graça, o que de graça recebestes”.
Planta doação do engenheiro Jorge André Gomes Machado.